Lilypie 1st Birthday Ticker

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Sopas e dentes

Ontem comeu muito bem a sopa, hoje nem por isso...vamos continuar a tentar. O 1º dente já cá está fora, teve-o com 4 meses e 13 dias (a mamã teve o 1º dente com 4 meses e 14 dias), parece que o dentinho do lado também já quer sair. Nos dentes o Pedro é precoce como a mãe.
O meu filhote está lindo e quer desejar a todos vocês que nos seguem com carinho "Feliz Natal!"

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Foto Novela da 1ª Sopa

Ontem o Pedro iniciou-se no mundo dos vegetais com a primeira sopinha de legumes, o pediatra achou melhor começar pela sopa. Não chorou nem fez caretas, a sopinha, graças à Bimby, estava deliciosa mas estranhou a colher e cada vez que a colher entrava na boquinha, a língua saia e, em simultâneo, a sopa. Não comeu muita e a seguir ainda mamou. No final o balanço foi positivo, a ver vamos como corre hoje...

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Chegou o Natal

Aqui em casa já chegou o Natal. O Pedro olha espantado para as luzinhas a piscarem e para a árvore enorme que de repente apareceu, já tenta sentar-se e parece que, como a mãe, vem aí o primeiro dentinho com 4 meses!

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Coisas mágicas

O teu cheirinho a leitinho.
Os sons que fazes enroscadinho no meu colo.
As tuas mãozinhas a descobrir o Mundo.
Os teus olhos quando riem.
As conversas e as risadas que guardas para nós.
A maneira como mostras as habilidades mais recentes.
Os estalinhos que fazes com a língua.
O teu olhar à procura do meu.
A capacidade de transmitires tanto amor só com um olhar.

sábado, 24 de novembro de 2007

Bom fim-de-semana!

Que divertidas que são as brincadeiras matutinas com o papá!

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Visita ao pediatra

Fomos hoje ao pediatra realizar a consulta rotineira. O rapaz está alto e esguio. Mede 64 cm e tem 6450 gramas. Ainda continua no percentil 50 mas o pediatra pediu para o pesarmos daqui a 15 dias para ver se engorda mais um bocadinho, pois o ideal era estar com mais 150/200 gramas. De resto está com um excelente desenvolvimento. Não fomos hoje às vacinas porque a Rotateq estava esgotada mas vamos amanhã.

P.S. - Obrigada Kátia e Fábio pelo vosso mimo tão delicioso.

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Quando a cegonha bateu à porta

Vai fazer amanhã de madrugada 1 ano da tomada de consciência. Há uns dias que desconfiava, parecia que o meu corpo mandava sinais de que algo de maravilhoso se estava a passar, assim dia 22 de Novembro de madrugada acordei, na realidade não estava a conseguir dormir só a pensar que deveria fazer o teste. Assim que o fiz vi logo que estavas cá dentro, ainda muito pequenino e imperceptível a olhares curiosos mas eu sabia que cá estavas.
Comecei por escrever o teu diário num site e só passadas muitas semanas de gestação é que me converti à blogmania, mas transcrevi tudo para aqui.

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Frio e beicinhos

Depois de um Verão morno e de um início de Outono quente chegou o frio. Aqui em casa já começámos a dar uso ao aquecedor e às roupinhas quentes.
O Pedrocas está um bebé lindo e simpático mas só para os pais. Quando olhamos para ele desfaz-se em sorrisos deliciosos e conversas cheias de declarações de amor, quando outros sorriem ou querem pegar nele começa a fazer beicinho ou, pior ainda, começa a chorar a plenos pulmões e olha para nós muito sentido. Espero que esta fase passe rápido até porque em Janeiro vai para a creche e com esta atitude vai sofrer bastante.

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

4 Meses

Embora ainda não esteja totalmente recuperada de uma constipação e de um enorme cansaço não podia deixar de sinalizar esta data tão importante - 4 meses!
O Pedro também continua constipado embora esteja muito melhor, continua e embevecer-nos com os seus gritinhos à Tarzan e as suas brincadeiras de descoberta. Já dá meia-volta quando está em cima do muda-fraldas impulsionando o rabinho para cima. É um bebé muito observador e tenta imitar tudo o que fazemos com a boca. Infelizmente anda numa fase de estranhar todos excepto os papás e eu ainda aguardo com esperança a noite mágica que ele não acordará para mamar.
Mudou tanto o meu bebé e eu amo-o tanto!


P.S.: Entretanto o papá Paulo fez anos e recebeu uma prenda espectacular: uma viagem de avião. O meu cunhado e um amigo foram com ele dar este passeio. Voaram sempre baixinho, passaram por Évora, foram até ao Algarve, barragem do Alqueva, enfim foi um dia muito importante para o meu maridinho.

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Pausa

Estou a precisar de uma pausa. O papá do Pedro está fora em trabalho e o Pedro constipou-se. Ainda por cima anda numa fase em que estranha as pessoas, mesmo as mais chegadas, só quer a mãe e o pai.
Vou fazer uma pausa para recarregar baterias e prometo voltar em breve.

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Brincando no ginásio

E agora já seguras muito bem a cabeça, já dás um quarto de volta, observas muito bem o que te rodeia, esticas a mãozinha e zás tentas pôr na boca.
Hoje é feriado, o papá tem de ir trabalhar mas como não queremos ficar tristes vamos a casa da avó.

quarta-feira, 31 de outubro de 2007

É incrível!

É incrível como uma capacidade impossível de se realizar há três dias atrás agora parece algo tão natural! No domingo estiveram cá uns amigos com o S. de 6 meses e embora em peso e tamanho o Pedro e o S. sejam parecidos vê-se que o S. é um bebé mais crescido, brincou no ginásio do Pedro, pegou em brinquedos fazia festinhas e o Pedro ficava a olhar com os olhos muito arregalados e fazia as suas habilidades, já habituais, com a boca. No domingo quando se punha um brinquedo à frente do Pedro ele ficava a olhar para nós como que a dizer "o que é que queres que eu faça?" e eu ansiosa para ele descobrir as mãos. Esta manhã já posso pôr um brinquedo à frente do Pedro ou no colo e ele com a maior naturalidade agarra primeiro com a mãozinha direita, depois ajuda com a esquerda e dirige o brinquedo para a boca, como se sempre soubesse como fazer. Qual Luís de Matos, o meu filho faz coisas surpreendentes e mágicas.

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Prémio corrente da amizade

Recebemos este prémio da mãe Moranguinha e do Feijão Rafa, obrigada pelo mimo! Parece que tenho de nomear dez blogs, então cá vai:
Mãe Carla e bebé Pedro
Mãe May e bebé Tiago
Mãe Rita e bebé Leonor
Mãe Sónia e bebé Guilherme
Mãe Sofia e bebé Beatriz
Mãe Mimika e bebé Luísa
Mãe Bala e bebé Tomate
Mãe Ana e bebé Constança
Mãe Eduarda e bebé Rodrigo
Mãe Rita e bebé Júlia
Muitos mais blogs estão no meu coração, é uma pena isto ter um número limitado mas garanto que todas vocês fazem parte desta corrente de amizade.

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Notícia de última hora

Hoje o Pedro já descobriu mais uma habilidade. Começou a perceber o uso das mãos, já entendeu que é necessário mexer no passarinho ou no macaco para accionar a música na espreguiçadeira, e lá vai ele com a mãozinha.
A mamã está super-mega-babada com a novidade.

Horário

Alguém sabe como se acertam as horas no meu filho? A hora mudou, acertei todos os relógios da casa mas o Pedro insiste em acordar às 5 da manhã em vez das 6. Já tentei ver se havia uns botõezinhos por baixo dos braços mas nada e como veio sem livro de instruções já não sei o que fazer.

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Pediatra e vacinas

Hoje fomos ao pediatra que disse que o Pedro estava muito bem e é um bebé muito simpático, a única coisa que o preocupa é a pele que continua sensível. Disse para abusar do leite hidratante da Exomega para não piorar. Parece que vai ser alto o meu Pedrocas, já tem 61 cm de comprimento e 6150 g. As vacinas correram menos bem, quer para o Pedro quer para o bolso dos papás (130 euros para duas vacinas, mas desde que seja importante para o Pedro não faz mal). O Pedro chorou a cada picadela (Prevenar e MenC) as gotas já souberam melhor mas depois os papás deram tantos miminhos que agora já se está a rir na espreguiçadeira.

Adenda: Uma coisa boa é que o papá tirou férias para passar o dia connosco...iupi!

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

1 Ano

Certezas absolutas não existem mas quase que aposto que faz hoje um ano desde que o Pedro faz parte das nossas vidas. Pedrocas, há um ano atrás não imaginava que vinhas a caminho mas a tua grande maratona tinha agora início. Eu depois de alguns meses de tentativas frustradas e debilitada após uma semana no hospital não tinha muitas esperanças mas o teu papá estava convencido que era desta, e foi. Valeu a pena a espera.

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

100 dias de Pedro, 100 dias de amor

Quem viu, viu. Quem não viu fica para a próxima.

domingo, 21 de outubro de 2007

Apresentação do Pedro

Este sábado foi a apresentação do Pedro na nossa Igreja. Foi uma cerimónia muito bonita, o Pedro ia vestido igual ao pai babado mas na altura estava com a birra de sono e só chorava para grande vergonha da mãe. No final já distribuía sorrisos para todos.
Na sexta recebemos mais uma encomenda doce para a mamã - gostámos muito!

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Noites para esquecer

Esta semana não tem sido muito famosa nas noites. Mas acordas sempre bem disposto, a rires e a brincar com os papás e a mamã com umas olheiras até ao chão...Quem é que entende isto?

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Desafios

Este desafio já nos foi lançado há um tempo pela Rita e só agora respondemos.

O que estávamos a fazer há 10 anos atrás:
Paulo - Estudar na faculdade, a andar de mota e a namorar com a Marta.
Marta - Estava no 12º ano às voltas com a matemática e a fazer melhorias. Já namorava há um ano com o meu Paulo.
Pedro- Estava nas couves!

O que estávamos a fazer o ano passado:
Paulo - A trabalhar e a preparar-me para fazer um filho lindo e preocupado com a minha mulherzinha.
Marta - Estava no hospital internada com uma pancreatite por causa de umas pedras (era mais uma pedreira) na vesícula. Estava muito triste porque pensava que os vómitos eram sinal que tinha finalmente engravidado e afinal era uma pancreatite malvada (mas depois de uma semana no hospital mal cheguei a casa engravidei, eh, eh).
Pedro- Estava já com os ténis calçados prontinho para começar a corrida mais importante da minha vida e em que ganhei a medalha de ouro!

5 snacks que gostamos:
Paulo - hamburguer, gelados, pipocas, bolas de berlim, nutela.
Marta - batatas fritas, pizza, canapés, croquetes e toda a espécie de salgadinhos (tudo o que faz mal portanto).
Pedro- Leitinho da maminha esquerda, leitinho da maminha direita, leitinho da maminha esquerda, leitinho da maminha direita...

5 músicas cuja letra conhecemos de cor:
Paulo - "Jardins proibidos", "Sei-te de cor", "Ser poeta", "Encosta-te a mim"...
Marta - Neste momento estou mais virada para música infantil mas sei de cor muitas que passam na rádio.
Pedro- Todas as que a minha mamã canta - Pimpolho, estrelinha, canção de embalar, Pedro e outras mais...

5 coisas que nunca voltaríamos a vestir?
Paulo - Tenho orgulho em tudo o que vesti e voltava a vestir outra vez.
Marta - Camisolas com chumaços e quase toda a panóplia de acessórios tipo anos ´80 que parece agora ter voltado a ser moda.
Pedro- Nunca vesti roupa tamanho zero e tenho a certeza que nunca a vou vestir.

5 brinquedos que gostamos:
Paulo - PC, legos, cartas, arco e bicicleta.
Marta - PC, legos, cartas e não sei mais.
Pedro- O meu móbile, o arco da minha espreguiçadeira e se os genes funcionarem vou gostar de PC, legos e cartas.

Desafio a todos que queiram!

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

3 Meses

Hoje faço 3 meses! Como é sempre a minha mamã a falar de mim hoje vou falar eu. Desde que nasci já muitas coisas mudaram. Quando tenho a barriga cheia sou um bebé muito bem disposto, gosto muito do mobile que está na minha caminha, gosto de estar na minha espreguiçadeira (e se a mamã põe a cadeira a vibrar ainda mais), já faço muitas habilidades com a boca (estalinhos, a mota, gritinhos, risadas), gosto muito de colo e quando estou com a birra do sono, acalmo quando a mamã encosta a minha cara ao seu pescoço, tenho uma voz grossa e derreto os meus pais com os meus constantes sorrisos e brincadeiras. Adoro a hora do banho e gosto de estar no muda-fraldas. Se a minha mãe fizer palhaçadas já me rio para o espelho e sempre que acabo de mamar esboço um sorriso de felicidade. Algumas pessoas dizem que eu sou a cara do pai, outras que sou a cara da mãe, os meus pais acham que sou uma mistura maravilhosa, que tenho o melhor dos dois o que faz de mim o menino mais lindo que eles já viram.

Brrrrrrrrrrr!

Pois é, depois da fase dos estalinhos com a língua passámos à fase da "mota". A avó Graça esteve connosco a semana passada e treinou o Pedro todos os dias. No dia em que o papá chegou o Pedrocas decidiu fazer a sua estreia com o papá e a mamã a verem, ficámos deliciados!
Agora é brrr para cá e brrr para lá, depois ri-se. Felizmente ainda não estamos na fase das papas e sopas, quando chegarem espero que o brrr já tenha passado de moda.

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Viva o 100º Post!

Quem viu, viu. Quem não viu paciência.

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Soninhos

É tão bom dormir, seja uma soneca à tarde na sala ou na minha caminha.

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Jantar a dois

No sábado fomos os dois jantar fora pela primeira vez depois do Pedro nascer. Temos por hábito fazer uma escapadinha a dois todos os anos, aproveitamos o feriado e usufruímos das Pousadas de Portugal ou de uma quintazinha simpática de turismo rural. Já estivemos aqui, aqui, aqui e aqui. Este ano gostaríamos de ter ido passar um fim-de-semana aqui mas o Pedro ainda precisa muito da mamã, e eu dele :) e levá-lo não seria lá muito boa ideia. Por isso fizemos um jantar romântico enquanto o nosso pimpolho fazias as delícias da avó que ficou contentíssima por ficar umas horas com ele.
Esta semana o papá Paulo está no Porto e só volta quinta-feira. Nós estamos cheios de saudades mas não ficámos sozinhos, a avó Graça veio fazer companhia.

P.S.: Mamã Rita e Júlia obrigada pelo desafio, não nos esquecemos dentro em breve respondemos :)

sábado, 6 de outubro de 2007

5 anos de amor

Eu e o meu amor grande estamos de parabéns. Faz hoje 5 anos, meia década, que decidimos unir as nossas vidas e começar a criar uma família. Até agora era uma família pequenina mas este ano tivemos o privilégio de ter o nosso Pedrocas e isso torna esta comemoração ainda mais doce e maravilhosa.
A imagem que guardo com mais carinho desse dia foi quando te vi à minha espera no altar, com as lágrimas nos olhos e um sorriso que só guardas para mim. Nesse momento não vi mais ninguém, tudo desapareceu e só fiquei eu a ir ao teu encontro, ao encontro da nossa vida. Parabéns amor grande!

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Telegrama

Pedro rabugento, causa vacinas STOP
Computador mãe a precisar arranjo STOP
Pausa forçada por uns dias STOP
Beijocas nossas e até breve STOP

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Dia de vacinas

Esta manhã fomos fazer as vacinas dos 2 meses (atrasámos um pouco por causa da otite). O Pedro estava deitado na marquesa a sorrir quando a enfermeira deu-lhe uma injecção em cada pernoca, o Pedro chorou, sentido, por essa maldade. A enfermeira até foi muito querida e profissional mas o Pedro não gostou nada e reclamou com a sua voz grossa, o papá abraçou-o no fim e ele passado um bocadinho acalmou com os mimos do papá.
Agora anda bastante rabugento e chorão, a enfermeira avisou que poderia ser assim. Vamos ver como será a noite...

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Noite divertidas

Já descobri que o meu filhote nos sonos é parecido com a mãe. Para mim as primeiras horas de sono são as principais, assim que me deito adormeço logo num sono profundo e as restantes horas são um sono mais leve. O Pedro também é assim adormece por volta das 19, 20 horas e, às vezes nem acorda para mamar e quando acorda, mama meio a dormir. Por volta da 1, 2 da manhã já tem o sono mais leve e quando acorda para mamar põe-se aos risinhos e a palrar todo contente. Eu já nem acendo a luz nem lhe dou muita conversa para ele perceber que é hora de dormir mas o Pedro quer é brincar e às vezes demoro uma hora para que ele adormeça outra vez. Por isso se passarem por minha casa a meio da noite não ouvirão um bebé a chorar mas a rir todo contente...é caso para dizer: Ai a minha vida!

sábado, 22 de setembro de 2007

Apanhada de Sorrisos

O nosso jogo preferido é a apanhada de sorrisos. Em vez de ser a clássica apanhada do "toca e foge", nós jogamos assim: normalmente começa o Pedro sorrindo e em seguida encolhe-se todo olhando-me de lado à espera do meu sorriso, assim que eu sorrio ele conta-ataca com um sorriso ainda mais doce. E ficamos assim largos minutos a jogar à apanhada de sorrisos.

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Que colinho bom!

O colinho do papá sabe tão bem! Depois de uma choradeira por causa da cólicas, nada melhor que um colinho...Sabe tão bem que o Pedrocas acabou por adormecer para regalo dos pais.

sábado, 15 de setembro de 2007

2 meses

É tão bom acordar e ouvir os teus risinhos, ouvir as tuas conversas tão doces. Esta manhã o Pedro acordou feliz. É maravilhoso sentir que temos um filho feliz e que, apesar de estar neste mundo há somente dois meses, já tem uma cumplicidade tão grande com os pais. Fico nas nuvens quando o Pedro, ao meu colo, diz que me ama iluminando o seu rostinho e emitindo um "gããã" tão sentido.
Passaram dois meses desde aquela manhã de domingo em que toquei nos teus pezinhos pela primeira vez, ouvi o teu choro inconfundível e senti o teu cheiro a bolachinhas e mel. Já passaram dois meses e eu estou completamente apaixonada.

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Boleia

Alguém me dá boleia para a terra do soninho?

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Consulta dos 2 meses

O pediatra chegou de férias e fomos falar com ele sobre a otite. Ele aproveitou e fez a consulta dos dois meses. segundo ele o Pedro está com um excelente desenvolvimento (fico tão babada ao ouvir isto), já mede 58,5 cm e pesa 5450 gramas, ou seja um cruzamento entre girafinha e elefante.
Quanto ao ter apanhado uma otite é um mistério, os pais não fumam, é alimentado a leite materno que é rico em defesas e não temos ar condicionado em casa.
O Pedro tem andado constantemente com o nariz entupido, colocamos soro antes das mamadas e utilizamos o aerossol mas, mesmo assim tem alguma dificuldade em respirar, isso pode ter sido a causa da otite, ou não.
Mas o nosso pequenino está melhor da otite e muito feliz, ri-se muito, adora levantar as pernas e deixá-las cair para um lado, e a gracinha mais recente é imitar a mãe a por a língua de fora (não quero deixar o meu filho mal educado mas li que era uma das primeiras imitações que eles faziam e resolvi experimentar).

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Estamos melhor

O meu Pedrocas está melhor, já não se vê a orelhinha infectada e continua bem disposto.
Esta manhã, para além dos sorrisos habituais, deu uma grande gargalhada.
Mais uma vez agradecemos o vosso carinho.

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Obrigada!

Obrigada pelo carinho das vossas mensagens, é bom ter esta família virtual.
O Pedro continua bem disposto mas tem muita dificuldade em adormecer, resmunga e faz um chorinho silencioso que mete tanta pena, agora entendo as noites mal dormidas e as rabugices.
Quando tiver mais notícias venho aqui dizer, o Pedro manda sorrisos docinhos.

domingo, 9 de setembro de 2007

Doentinho?

Desde ontem o Pedro está a deitar líquido amarelado do ouvido mas não tem febre, não chora quando tocamos no ouvido e está muito bem disposto. Estou na dúvida se hei de ir com ele às urgências e sujeita-lo a um ambiente infestado ou não fazer nada e deixar passar algo que pode ser perigoso. Acho que vou optar pela primeira opção ou não fico descansada. Quando houver novidades venho cá dizer.

Adenda: Está confirmado é uma otite :( E assim a 6 dias de fazer dois meses vai ter de tomar antibiótico.

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Parabéns e mensagens

Olá, hoje estou muito contente porque a minha bisavó Z. faz 75 anos!
Aproveitei que a minha mãe está distraída e vim aqui escrever esta mensagem.

Fica aqui uma mensagem para todas as bebés giras que a minha mamã visita: sou um bebé muito fofinho, segundo a minha mãe, mas um pouco rabugento quando tenho fome ou não consigo dormir (mas estou a ficar mais crescido e prometo melhorar). Se quiserem dar uns passeios com este rapaz giraço, beber um leitinho na esplanada ou fazer umas sonecas ao luar estou ao vosso dispor.

Agora uma mensagem para todos os bebés divertidos que a minha mamã visita: estou sempre pronto para rir e brincar. Se quiserem brincar um bocadinho no ginásio, andar "ao murro" à vaquinha e ao cavalo que estão lá pendurados e depois beber um leitinho fresquinho também estou ao vosso dispor.

Tenho de ir que a minha mãe vem aí.

Abracinhos do Pedro

terça-feira, 4 de setembro de 2007

Imagens de carinho

O tempo para deixar novidades não é muito, o meu filhote gosta muito de atenção e eu não me importo nada :)
Deixo aqui algumas imagens recheadas de carinho. O Pedro com os primos A. e J. na visita que fizemos ao Algarve e o meu tesouro cheio de sono, apoiado no meu ombro a fazer uma soneca.

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

1 Mês e 1/2 de Pedro

Já passou um mês e meio desde o nascimento do meu Pedrocas. Já pesa 5Kg e mede 55 centímetros - está enorme!
A actividade preferida é comer e dormir ao colo - às vezes penso que ele está ferradinho no sono e vou deitá-lo na cama, assim que o deito os olhos abrem-se instantaneamente. Adorava tirar este mau hábito dele dormir ao colo durante o dia mas não sei como :(
O Pedro para além de sorrir imenso faz uns barulhinhos cada vez mais deliciosos, o vocabulário está a aumentar de dia para dia e a mãe decidiu traduzir: nhee quer dizer "gosto de ti", ããh quer dizer "dá-me leite se faz favor", gnhea quer dizer "vamos brincar?" e ehaãã "isto é tão giro".
As borbulhinhas persistem mas com muito melhor aspecto e continua com alguma dificuldade em respirar bem à noite apesar de eu colocar soro nas narinas antes das mamadas.
Enfim vamos aprendendo aos poucos e deliciando-nos com cada dia que passa na companhia do nosso filhote.

sábado, 25 de agosto de 2007

Brincadeiras

O Pedro está a descobrir o Mundo e eu fico deliciada a cada descoberta que ele faz.

terça-feira, 21 de agosto de 2007

A culpa é dos genes

No último post referi que o meu filhote faz-me passar uma grande vergonha cada vez que vamos ao supermercado pois, na altura de pagarmos, está ele a chorar a plenos pulmões e eu quero pagar, arrumar as coisas...enfim. Nesse post o meu irmão escreveu um comentário sobre um dueto "xixi, cócó" e aí fez-se luz. Ora se eu e o meu irmão fizemos a minha mãe passar por tantas situações embaraçosas, o dito episódio foi numa loja de roupa em que a minha mãe estava a tentar experimentar alguma roupa e eu e o meu irmão fechados numa cabine de provas a cantarolar bem alto "xixi...cócó...xixi...cócó", tenho agora a minha quota parte dos genes transmitidos eh, eh!

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Histórias de uma mãe envergonhada e visitas

Já aconteceu por duas vezes ir ao supermercado com o Pedro e ele começar a chorar tanto na altura de pagarmos, que os outros clientes ficam a olhar para mim com um ar de reprovação...mas o malandro não tem nada, aparentemente, pois assim que chegamos ao carro para de imediato. Não sei se será do ar condicionado que o incomoda ou outro motivo. Uma das vezes os senhores até me deixaram passar à frente. Espero que esta fase passe pois agora que estamos os dois sozinhos em casa tenciono sair com ele (faz-lhe bem a ele e a mim) mas assim é um pouco difícil.
O Pedro está tão diferente, já interage muito mais connosco. No domingo a bisavó E. e a prima R. vieram-nos visitar, gostámos muito da visita.

domingo, 19 de agosto de 2007

O sorriso da madrugada

Depois de uma noite terrível em que ele acorda quase de duas em duas horas o meu Pedrocas faz um sorriso delicioso, eu derreto-me e fico logo pronta para mais noites assim!

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Os sonos do Pedro

O meu filhote, quando dorme, faz umas expressões muito engraçadas. Uma das melhores é espreguiçar um braço como quem diz "Vitória!"
No dia em que fez um mês o papá "fez" este bolo para comemorar tão importante data e o Pedro teve direito a uma prenda dos papás: esta espreguiçadeira toda giraça.

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Um mês de vida

Faz hoje um mês que senti, pela primeira vez, o corpinho do meu filhote em contacto com a minha pele, que pude mexer nos seus pezinhos e que pude ouvir, pela primeira vez, o seu choro inconfundível. Faz hoje um mês que estou a aprender a ser mãe.
Neste mês as nossas vidas mudaram drasticamente. Já não podemos vivê-las centradas no "eu" porque um tesouro tão precioso foi-nos dado e necessita da nossa constante atenção, carinho e amor. Dou por mim a ouvir pequenos suspiros quase imperceptíveis numa outra divisão da casa e fico deliciada quando o Pedro fica calminho só por sentir o meu cheiro e reconhecer o meu colo. Dou graças a Deus por ter um bebé saudável e feliz. Ser mãe não é uma tarefa fácil mas é tão bom.
O meu Pedrocas mudou tanto neste mês! Já não é o bebé recém-nascido que eu vi pela primeira vez no dia 15 de Julho. Está grande... aumentou 1060 gramas e 3 centímetros no comprimento, toma muita atenção às músicas e ruídos que ouve, olha para alguns objectos com muita curiosidade, emite alguns sons quando falamos para ele como se quisesse conversar, sorri muitas vezes durante o sono e ontem esboçou um belo sorriso para mim (acho que foi o primeiro sorriso intencional).
Hoje celebramos um mês de conquistas, de cansaço, de felicidade, de ansiedade, de amor... enfim, um mês de uma vida tão especial para mim - a do meu filho!

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Ainda sobre as borbulhas

Deixámos de usar Mustela há uns dias e parece que as borbulhinhas estão a melhorar...espero não estar a deitar foguetes antes da festa :P

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Borbulhas, rabugices e afins...

Pois é o meu filho acha que já está na adolescência e por isso está com algumas borbulhas. No início apareceram duas ou três nas bochechas e eu pensei que fosse do calor mas passado um dia começou a piorar, a piorar e pensei que pudesse ser uma alergia. O pediatra coloca duas hipóteses: ou eu comi alguma coisa que provocou isto ou é uma alergia ao gel de banho... Como só apareceu agora estou mais inclinada para uma reacção alérgica a algum alimento ingerido por mim :( Vou aguardar alguns dias, fazer uma dieta muito simples que não provoque reacção nenhuma e colocar um creme, receitado pelo pediatra, para aliviar o prurido.
Provavelmente devido a esse estado precoce de "adolescência" o Pedro anda um pouco rabugento e só acalma ao colo - ai os maus hábitos!
A nossa família está felicíssima com a chegada do Pedro, do meu lado já não havia bebés há 14 anos e não me admirou nada o entusiasmo, do lado do Paulo apesar dos nossos sobrinhos mais novos terem ambos 4 anos também houve grande entusiasmo. Os primos estão maravilhados com o priminho Pedro e não se cansam de andar à volta dele, falar com o Pedro e até tentar acalmá-lo durante uma birrinha, são uns doces!
As fotos que se seguem são do Pedro ao colo da tia-avó (super tia) D., do meu irmão e padrinho do Pedro, o tio babado T. e dos primos a consolar o Pedro durante uma birra :( - que vergonha filhote.

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Já sou mãe há 3 semanas

Ontem fizemos 3 semanas, eu como mãe, o Paulo como pai e o nosso Pedro como nosso filho!
Cá estamos muito felizes com alguns altos e baixos por causa da nossa inexperiência e de algumas cólicas chatas. As noites ainda não estão regularizadas e durante o dia nem sempre consigo dormir ao mesmo tempo que ele.
O nosso Pedro já está muito diferente, já vira a cabeça de um lado para o outro, segue alguns sons e já nós olha com alguma atenção, produz alguns sons diferentes, faz uma espécie de estalinhos com a língua e quando dorme faz uns sorrisos encantadores.
A avó babada esteve aqui hoje e quase que me obrigou a ir ao cabeleireiro para estar bonita amanhã, nos meus anos, é verdade que eu vi cortarem o cordão umbilical que me unia ao Pedro mas parece que existe um invisível que ainda não estica muito :)
Lá fui tratar de mim e quando cheguei o Pedro estava muito bem a dormir, a avó até ensinou uns truques para lhe tirar a manha de ele querer chuchar na maminha para adormecer :)
Para terminar já escolhemos os padrinhos do Pedro, as irmãs do Paulo L. e Z. e o meu irmão T. (quem melhor dos nossos irmãos para apadrinhar o nosso primeiro, e muito desejado filhote).

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Passeios

Ontem fomos passear a casa dos meus tios-avós. Os ares do campo fizeram muito bem ao Pedro que fez umas boas sonecas. A avó babada ainda mais babada ficou (como se pode constatar na fotografia) de ter o neto todo o dia ao pé dela.
O Pedro gosta muito de dormir com as mãos na cabeça ou a tapar a cara, parece estar a dizer "ai, a minha vida, onde é que eu vim parar!"

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Visita ao Sr. Doutor

Hoje fomos ao pediatra do Pedro pela segunda vez. O Dr. S. voltou a repetir o exame dos reflexos e disse estarem óptimos. Pesou o Pedro e em nove dias o meu Pedro aumentou 400gr, é um rapaz de muito alimento (como o papá, hihi)!
Amanhã vamos passar o dia com os tios-avós, a bisavó e a avó.
O Pedro ao colo da bisavó.

segunda-feira, 30 de julho de 2007

Duas semanas de Pedro

Ontem completámos as duas primeiras semanas de vida do Pedro. As últimas duas noites foram óptimas, sem birras! Esta noite já foi menos boa :(
Para comemorar as duas semanas fomos passear ao CCB, à noitinha pois esteve um dia muito quente. Vimos a Colecção Berardo de arte moderna, o Pedro dormiu o tempo todo e só no fim reclamou um pouco pois já estava na hora da comida.
O meu Pedrocas está mais crescido (53 cm) e já há algumas roupitas que não lhe servem.
Adenda: Fica aqui uma fotografia dos meus fofurinhos.

sábado, 28 de julho de 2007

A nossa semana

Estes dias têm sido um pouco atribulados, o Pedro anda rabugento, com cólicas e ainda se engasga muito a mamar o que me preocupa bastante - parece que anda entupido e não consegue mamar como deve ser. Já comprei o aspirador nasal e fiz um pouco de aerossol com soro fisiológico mas sem grandes resultados o que me faz pensar que, ou não estou a fazer bem ou não será esse o problema. Nesta quarta-feira voltamos ao nosso pediatra (porque também foi o pediatra da mamã e do papá) e colocamos estas dúvidas, a ecografia encefálica que o o pediatra mandou fazer (dado que nasceu com a ajuda da ventosa) correu muito bem e o médico disse que o cérebro do nosso filho estava excelente (qual euromilhões!).
Na quinta-feira foi dia dos avós e dos bisavós e o Pedro andou a distribuir miminhos aos avós, bisavós, tios-avós e uma prenda especial para a avó babada, todos os mimos foram feitos por estas mãos doces.
Ainda não tive oportunidade de mostrar o que o tio T. e a tia C. trouxeram para o Pedro de Itália, é só mimos!

quarta-feira, 25 de julho de 2007

Passeios

Ontem fomos passear a casa da tia L. ver a tia e os primos. Fez-nos muito bem estes ares do campo e enquanto o tio e os primos faziam um passeio, eu e o Pedro fizemos uma bela sesta.
Ficam aqui duas fotografias do nosso passeio.
P.S.- Já repararam nos pés enormes que o meu filhote tem?

domingo, 22 de julho de 2007

Uma semana de ti

Hoje faz uma semana que tenho o meu Pedro nos braços, que semana tão intensa! Já tivemos alguns sustos, algumas lágrimas (as minhas) mas também muitas alegrias. O maior susto ocorreu no terceiro dia de vida do Pedro. Ainda no hospital estávamos a dormir de manhã, cada um na sua caminha, depois de uma noite menos boa (porque o Pedro ainda tem os sonos trocados, anjinho de dia e à noite um terrorzinho) quando uma enfermeira tonta acorda-me e pergunta-me "então onde está o seu filho?" Nunca me assustei tanto na vida, devo ter feito uma cara, pois ela caiu em si e emendou logo o erro "deve estar com a pediatra, provavelmente teve de ir repetir um exame" mas isso não me sossegou e fui de imediato à enfermaria ver onde estava o meu filho, a pediatra não me queria acordar mas isso não me descansou nem um pouco, quando voltei para o quarto só chorava, não me conseguía controlar, chorava pelo susto, por receio de ele ter de ficar mais tempo e tomar antibiótico (devido a uma possível infecção dado que estive tanto tempo com a bolsa rota), pela nódoa negra deixada na mãozinha dele devido à picada e por não ter despertado quando o vieram buscar. Felizmente o resultado da análise deu negativo e ele teve alta nesse dia, as enfermeiras também pediram desculpa e aperceberam-se do erro feito. Foi tão bom vir para casa, temos tido dias muito bons, as noites são um pouco piores, somente na quinta-feira ele ficou mais alterado e isto porque me enervei com as senhoras do centro de saúde que achavam muito cedo para fazerem o teste do pezinho e só queriam fazer lá para o nono dia! Felizmente a avó babada arranjou maneira de fazerem o teste no dia a seguir, no hospital. Nesse dia, devido à ansiedade dos pais o Pedro não esteve nada bem chorava e não o conseguíamos acalmar, só à noitinha é que decidimos colocá-lo no ovo e ir passear de carro, adormeceu imediatamente, de tão cansado que estava, e foi a melhor noite que passámos. De resto temos passados os dias a olhar para ele e a babarmos de tanta felicidade, temos um filho lindo e, apesar do cansaço não conseguimos imaginar a nossa vida sem o Pedro.
Adenda: O papá Paulo trouxe uma bola de Berlim para comemorarmos a 1ª semana de vida do nosso filhote, viva!

sexta-feira, 20 de julho de 2007

Parto

Aqui vai o relato do parto. No dia 14 acordei de manhã e senti-me um pouco molhada. Pensei logo que a bolsa estava rota, mas como era tão pouca quantidade achei que pudesse ser suor. Levantei-me, fui beber água e telefonei à minha mamã, que estava em alerta laranja há já uma semana, a avisá-la que ainda não tinha sido esta noite (e ela que estava tão confiante, e com razão, que seria na mudança da Lua).
Voltei para a cama, para mimar o meu maridinho, e novamente a sensação de molhada fez-se sentir, aí fez-se luz (ou melhor água) e percebi que a bolsa devia estar rota na parte superior. O Paulo disse logo que devia ter sido o nosso Pedrocas a rompê-la com as unhas dos pés LOL.
Outro telefonema para as respectivas mamãs, que entraram em alerta vermelho. Contrações - zero, medo: um pouco. Tomámos banho, o Paulo fez-me um bom pequeno-almoço a adivinhar que daí para a frente seria só soro. Ainda fomos a casa da minha sogra deixar umas coisas e de seguida buscar a minha mamã que fazia questão de estarar por perto.
Chegámos ao Hospital às 13 horas e nas urgências confirmaram que a bolsa estava rota e que teria de ficar internada. Segui para o bloco de partos sozinha e ligaram-me ao CTG que continuava a acusar zero contracções.
Avisaram-me que quando a bolsa se rompe, mas não se entra em trabalho de parto, só passadas 24 horas se provoca o parto, até lá tinha de estar naquela posição desconfortável...
Comecei a imaginar que só provocariam o parto no dia 15 de manhã e sendo este o meu primeiro filho só no dia 15 à tarde, ou à noite, é que poderia vê-lo.
O Paulo subiu por volta das 16h e por volta das 23h comecei a sentir algumas contracções, mas como o CTG não acusava nada até pensei que pudesse ser da posição ou cólicas. O Paulo começou a contar o intervalo e no início eram muito irregulares, depois começaram de 10 em 10 minutos e às 4 da manhã de cinco em cinco minutos, nessa altura, apesar do CTG não acusar grandes variações decidimos chamar uma enfermeira e elas, muito queridas, disseram que acreditavam mais em mim do que numa máquina e fizeram-me o toque pela primeira vez desde que chegara (não tinham feito antes para não haver risco de infecção), resultado - 5 dedos de dilatação, colo do útero muito fininho (que quer dizer que o colo estava pronto para a expulsão) e uma bossa (isto é o meu Pedro já andava às cabeçadas no canal vaginal para sair). Disse logo que com 5 dedos já tinha direito a epidural e queria, ficaram todos um pouco admirados, eu inclusive, porque não estava a ter imensas dores mas como não sabia o que vinha a seguir decidi não arriscar e ainda bem que o fiz porque nas últimas três contracções antes da epidural já não conseguia respirar como deve ser e só apertava as mãos do Paulo. Depois da epidural fiquei no céu e ainda descansei um pouco. Não tinha dores mas já sentia uma grande vontade de passar à fase da expulsão, é muito rápido pensava eu, e não dizia nada (tonta) as duas enfermeiras que estavam de serviço à noite é que tiveram um sexto sentido e foram ver como é que eu estava - 9 dedos de dilatação. Mandaram-me logo para a sala de partos. Eram 6:30 da manhã quando entrámos na sala de partos. A enfermeira explicou-me o que eu deveria sentir e como fazer quando sentisse uma contracção. Eu bem me esforçava mas nem sempre fazia força no sítio certo, a cabeça do Pedro estava mal posicionada e quando a rodavam ele voltava a virar-se por isso o médico decidiu usar ventosa, sinceramente não me lembro desta parte, só sei que o Paulo não parava de me dar beijinhos na testa e eu arranjei forças não sei onde. Nesse momento sinto o Pedro a sair e colocam-mo em cima da barriga com aqueles pés lindos virados para mim. Ouço o Paulo, ouço o choro do Pedro e o Paulo a soluçar. Faço-lhe muitas festas nos pés e assim que cortam o cordão umbilical viram-no para mim - "está aqui a mamã" "está aqui o papá" dizemos nós e ele pára imediatamente de chorar e fica a olhar para nós - que sensação única e maravilhosa. Ouvimos os primeiros pássaros a cantar lá fora e os primeiros raios de Sol - o dia mais feliz das nossas vidas não poderia ter começado de melhor maneira! Eram 7h e 18'.
Enquanto o papá Paulo foi mostrar as fotografias à avó Graça e à tia Diva que, diligentemente, esperavam cá em baixo por notícias, eu comecei a dar de mamar ao meu filho, pela primeira vez! - que sensação boa.


quarta-feira, 18 de julho de 2007

Chegámos a casa

Já chegámos e estamos muito felizes! Vim aqui rapidamente, entre uma mamada e uma mudança de fralda, agradecer o vosso carinho e o vosso apoio.
Amo o meu príncipe e estamos todos num estado de extrema felicidade. Virei aqui com mais calma contar-vos o parto e pós-parto em pormenor.
O meu Pedro nasceu com 3270 gramas e 52 centímetros e é muito parecido com o papá (mas deve ter o bom feitio da mamã, LOL).

domingo, 15 de julho de 2007

Cheguei ao Planeta Azul

7.18, hora tranquila em que a Martinha e o Pedro cortaram o cordão umbelical. Olharam-se olhos nos olhos, apaixonados, sob o olhar embevecido e super emocionado do Papá. O quadro é lindo, acreditem, mas o melhor de tudo é presenciar este milagre da vida. Disse alguém que "quando nasce uma criança temos a certeza de que Deus ainda confia nos homens" Pois é. Deus confiou a esta família este tesouro LINDO com 3.270 Kg. O parto foi normal, com a ajudinha da ventosa, mas os pormenores ficam por conta da mamã Martinha, brevemente. Até lá muito obrigada a todas as amigas(os) da blogosfera. Acreditem que o vosso carinho, dicas, amizade e apoio têm sido imprescindíveis. A avó babadíssima agradece.

sábado, 14 de julho de 2007

Novidades (finalmente)!

A Lua deve ter mesmo influência, a bolsa rompeu-se. Deve ter sido uma ruptura alta da bolsa porque está a sair líquido aos poucos e não em jorro, o pai do Pedro diz que ele já deve ter as unhas compridas e foi com as unhas dos pés LOL. Ainda estamos tranquilos, e como as contracções ainda não começaram não vamos a correr para o hospital, vamos preparar as coisas com calma, tomar banho, tomar um bom pequeno-almoço porque temos pela frente um longo dia.
Passo a palavra à avó mais babada que se prontificou a vos manter actualizadas. Beijinhos nossos ainda no formato 2 em 1.

sexta-feira, 13 de julho de 2007

Tudo na mesma

Não há novidades por agora, não perdi mais sangue o que me faz pensar que o pouco que perdi deveu-se ao toque feito na quarta-feira.
Estou na fase de olhar para o calendário de Julho (sim porque não me passa sequer pela cabeça que o meu filho decida ser um bebé de 42 semanas e venha em Agosto) e começar a imaginar qual o dia pretendido para o grande evento. A minha intuição era de 7 a 14, mas acho que posso começar a tirar daí a ideia.
Entretanto começo a pensar que sempre vou à consulta no dia 17, algo que no dia 2 de Julho não pensei fosse possível. Se houver alguma novidade aviso.

quinta-feira, 12 de julho de 2007

Hoje foi dia de praia


Hoje o dia começou bem. O rolhão mucoso começou a sair, se bem que ainda muito timidamente (o facto de ter feito um toque ontem deve ter ajudado mas este também não foi nada doloroso nem incomodativo).
Eu e o papá do Pedro fomos à praia de manhã e que boa estava a praia...o papá do Pedro deu uns mergulhos, eu não por causa das infecções mas andei à beira mar a inspirar a maresia e fiz algo que deve ser uma das maiores delícias para uma grávida em estado avançado, escavei uma covinha e coloquei-me de barriga para baixo - mhhh, que bem que soube. O Pedro também gostou e fartou-se de mexer com a agitação que andava à nossa volta.

Adenda: A tua mamã está tão branquinha Pedro! Hoje fazemos 39 semanas - nunca esperei chegar aqui, será que vou chegar (ou ultrapassar, gulp) as 40 semanas?

quarta-feira, 11 de julho de 2007

Qual praia...qual quê...

Não foi desta que fomos à praia. Devo ter ingerido algum alimento que me fez mal e estive enjoada toda a manhã. Depois o enjoo lá passou mas a minha barriga estava muito dura e o Pedro quase não mexia, por isso, em vez de ir à praia fizemos uma excursão até às urgências. Continuo só com 1 dedo de dilatação, o colo do útero está favorável mas ainda muito posterior, o CTG não acusou contracções e o médico acha que as dores abdominais devem-se a cólicas intestinais. Resultado: o Pedro está bem mas é melhor começar a pensar nas 40 semanas, mãe do Pedro muito provavelmente com uma leve gastroenterite, bronze zero.
Será amanhã um bom dia para a praia?

P.S.: Será dos Pedros querer ficar o máximo de tempo possível in útero? Bem me avisou a mãe Carla, é provável que queira ser Leão como a mãe em vez de Caranguejo...mas filhote estou tão ansiosa por te ver, tocar cheirar...

Desafios

Fui desafiada pela Rita e pela mamã Docinho. Ora aqui vão as respostas.

1º Desafio - Meme dos livros passado pela Rita.
Regras:
- Pegar no livro mais próximo
- Abri-lo na página 161
- Procurar a 5ª frase completa
- Colocar a frase no blog
- Não vale usar o melhor livro que têm, usem o mais próximo
- Passar o desafio a 5 pessoas

O livro mais próximo é "Vamos ser Pais" de Elisenda Roca e Carlota Basil (nesta altura do campeonato é o que está na mesinha de cabeceira, lol).
A 5ª frase da página 161 é: "Esta anestesia consiste em introduzir no espaço epidural um cateter por onde será administrada a dose de anestesia necessária ao parto." Será um prognóstico de um parto sem dor?

2º Desafio - The seven random meme passado pela mãe Docinho

As regras são: Cada pessoa escreve sete factos casuais sobre a sua vida.
Depois passa o desafio a outras sete, deixando um comentário no seu blogue para que essa pessoa saiba que foi desafiada.

1- Adoro ensinar crianças.

2- Tenho medo do escuro (pois é que vergonha) e de estar sozinha.

3- Gostava de ser mais organizada.

4- Neste momento um dos maiores prazeres é falar para o meu filhote e ele responder mexendo-se.

5- Gosto de acordar abraçadinha ao meu fofurinho e ver os raios de Sol a espreitar por entre os estores.

6- Adoro a minha mamã e a minha avó (mulheres de coragem).

7- Gosto de receber e fazer massagens (mmh, especialmente nos pés).

Passo este duplo desafio a: Bala, C.C., Katya, Eduarda, Sofia, Sónia e Carla.

Vamos à praia

Já estou farta de estar em casa por isso vou ver se convenço o Paulo a sair mais cedo do trabalho e a levar-nos à praia.
Ontem fiz uma bela caminhada de meia hora no parque da cidade e no final do dia fiz um banho relaxante para ver se convencia o meu pequenino a vir cá para fora, mas ele não se deixa enganar gosta de lá estar e dali ninguém o tira (só não consigo perceber porque é que o colo do útero já estava favorável há mais de uma semana).
Ainda não senti nada a indicar que o parto está iminente a única coisa que sinto, e esporadicamente, são umas dorzitas (nem sei se podem ter conotação de dor) na zona do umbigo.
Tenho aproveitado para dormir, fazer umas belas sestas e preparar o ninho para a grande chegada mas agora apetecia mesmo era estar na praia de barriga ao léu.

terça-feira, 10 de julho de 2007

Contagem decrescente

Passámos a um só dígito! Começa a contagem decrescente...10...9...hi, hi!
O papá do Pedro está em alerta laranja e cada vez que eu telefono durante o dia ouço do outro lado "É agora?". Recebo vários telefonemas por dia a perguntar se está tudo bem e se já senti alguma coisa o que no meu estado (ansiosa) ainda me faz estar mais.
Tenho uma teoria: quando quis não consegui engravidar e foi necessário não estar à espera para vir a tão desejada surpresa, portanto enquanto estiver à espera o Pedro não vai querer sair e quando estiver relaxada e a pensar noutra coisa "ploff" lá vem ele.

segunda-feira, 9 de julho de 2007

Quase na meta...mas ainda a correr

Segundo este site estamos em 6º lugar para alcançar a tão desejada meta. Já estou numa fase em que fico a pensar será hoje?

O melhor é acalmar esta ansiedade que o Pedro pode só vir daqui a duas semanas. A mamã é que está muito curiosa e ansiosa de ter o filhote nos braços.
O melhor é fazer um cházinho de cidreira e mel e pensar noutras coisas (:P como se isso fosse possível).

Adenda: já repararam que aqui o Pedro ainda tem laçarote na cabeça? LOL, que mãe toupeira!

domingo, 8 de julho de 2007

Ainda não é desta

O meu filho não é influenciável, mudou a Lua mas ele não quis saber e continua de férias na sua piscina aquecida (e faz ele muito bem). Os pais, avós, tios e primos é que já estão ansiosos para o conhecer - a minha sobrinha mais nova já anda a suspirar pela casa e diz "O meu Pedro nunca mais não nasce".
Como no historial da minha família ou se nasce prematuro ou no máximo chega-se às 38 semanas pensei que não era excepção (bem na realidade ainda estamos nas 38).
Vou fazer umas caminhadas com o meu maridinho, mimar a barriga e esperar.

sexta-feira, 6 de julho de 2007

Descanso...finalmente!

Começa agora um (espero) breve descanso antes de ter o meu filhote nos braços. Agora só me apetece fazer um belo banho de imersão e simplesmente descansar.
Agradeço todos os comentários que têm enchido o meu coração de conforto e alegria. Desculpem não comentar com tanta assiduidade os vossos cantinhos mas ando um pouco cansada, nada que um bom banho, mimos do marido e umas noites descansadas não resolvam.

quinta-feira, 5 de julho de 2007

38ª Semana

Aqui estamos - completámos 38 semanas e não temos a certeza se chegaremos às 39. O meu palpite é que vai nascer para a semana, entre 7 a 14, vamos ver se acerto :)
As reuniões terminaram hoje, já entreguei as avaliações e estou quase a descansar...só falta o dia de amanhã que servirá para "despir" a minha sala - pode ser que o exercício físico acelere o parto.
Tenho sentido menos movimentos do meu Pedrocas e parece que a minha barriga está um pouco mais para baixo...
Fico a pensar, já falta tão pouco - será que estou preparada?

P.S. - É claro que não estou, ninguém está preparado para o "desconhecido", mas espero estar a altura do que surgir, durante o parto e depois do parto com o meu filho lindo.


quarta-feira, 4 de julho de 2007

Estou cansada!

A última semana de trabalho está a ser das piores, entre festas de final de ano, avaliações de alunos e estagiários estou exausta e a precisar de descansar antes do dia "P". Só mais dois dias...

segunda-feira, 2 de julho de 2007

"Colo do útero favorável"

Lá fomos nós à, muito provavelmente, última consulta. O "toque" não custou nada, mas mesmo nada (a minha médica é uma querida), disse que o colo do útero já estava favorável e sentiu a cabecinha do Pedro. Eu perguntei "Mas favorável a quê? A que nasça já?" A minha médica não quis dar previsões mas disse que como as coisas estão é muito provável que não chegue às 40 semanas.
Depois disso fomos ver a minha tensão (está boa), o meu peso (está óptimo, peso menos 500 gramas que há 3 semanas atrás, iupiii) e fomos dar uma espreitadela no Pedro (provavelmente a última ecografia), o peso está óptimo 3050 gramas, voltou de novo ao percentil 50 (eu já estava convencida que ele devia pesar umas 3500 gramas), líquido amniótico bom, placenta saudável, coração a bater bem. Para finalizar ainda nos mostrou a carinha do Pedro (tem umas bochechinhas lindas) e o nosso filho ainda abriu a boca para os papás se babarem mais um pouco.
Ainda marcamos consulta para daqui a duas semanas (dia 17/7) embora nenhuma das partes interessadas esteja muito confiante que chegue a esta data (mas nunca se sabe).

domingo, 1 de julho de 2007

Ainda à Espera

Amanhã temos consulta e sabemos que não podemos fugir ao famoso toque Uiiii! Mas também vamos saber se falta muito para termos o Pedro nos nossos braços e isso compensa tudo.

quinta-feira, 28 de junho de 2007

37ª Semana

Ainda cá estamos e já completámos 37 semanas!

O bebé continua a aumentar de peso, cerca de 400 gramas por dia, e nesta semana pesará, sensivelmente, 2,900 kg.
A partir desta semana, a grávida começa a sentir uma maior pressão na zona do baixo ventre, e a reparar que o bebé vai descaindo no seu útero. Com isto, os pulmões e o estômago ficarão um pouco aliviados, pelo que comer e respirar será menos difícil.
Um bebé que nasça antes das 38 semanas ainda é considerado, clinicamente, prematuro. Deixa de o ser se nascer após a 38ª semana.

A minha mamã acha que o seu primeiro neto deve nascer a 5 de Julho (ou seja de hoje a uma semana, gulp...) eu acho que a minha barriga ainda está muito subida mas a verdade é que tenho sentido "agitação" no baixo ventre, como se o Pedro se estivesse a encaixar.
Na segunda-feira vou à minha médica e ela já me prometeu um belo de um toque, assim sendo vai poder constatar em que ponto da situação estamos.
Eu ando cansada e cheia de trabalho, o ano lectivo termina amanhã, mas ainda tenho a festa na próxima terça-feira e as avaliações para fazer, depois tudo ficará mais leve.

segunda-feira, 25 de junho de 2007

Últimos cartuchos

Está quase...eu e o Paulo estamos: ansiosos, com um pouco de receio mas cheios de vontade de ter ao colo o nosso filhote.
No outro dia estávamos a falar de como as nossas vidas irão mudar e, quando falo nisso, sinto um formigueiro no estômago, faz-me lembrar a sensação de quando estou prestes a descolar para uma viagem, adoro andar de avião e viajar mas há sempre um nervoso miudinho...e que grande viagem será esta!
Este fim-de-semana fomos ao cinema (não sabemos quando será a próxima vez), fizemos uma boas sestas e namoramos bastante a minha barriga: os três enroscadinhos no sofá - nós dois a olhar para a barriga e a acariciá-la e o nosso filhote a ajeitar-se para cá e para lá para receber melhor os mimos dos pais babadérrimos.

quinta-feira, 21 de junho de 2007

Jogos, datas e gargalhadas

Hoje, estava eu a conduzir para casa (já tenho de novo carro, iupi!) quando o meu filhote decide espetar o seu pézinho nas minhas costelas..."ui, filhote, olha que isso magoa" e pressiono com a mão o dito pé para baixo, não é que começamos a jogar à apanhada? Eu a tentar apanhar o pé e o Pedro a desviá-lo, ao fim de uns segundos acalmou e deliciou-se com umas festinhas.

Na escola onde dou aulas temos crianças desde a creche até ao 4º ano e, embora a escola não seja muito grande em espaço, não é comum o 1º ciclo encontrar a infantil no recreio, pois temos horários diferentes, mas às vezes acontece. Um dia desta semana estava no recreio com os meus alunos e deu-se o caso de estarem por perto alguns meninos da sala dos 4 anos. Um menino e duas meninas, depois de estarem durante um tempo a olharem para mim, decidiram vir falar comigo, tomou a palavra o menino (que é bastante espevitado) e com um ar de poucos amigos perguntou "Professora Marta, porque é que o seu bebé está preso aí dentro?" ao que eu respondi " M. todos os bebés antes de nascerem ficam, durante um tempo, na barriga da mãe, eles aqui dentro crescem e sentem-se protegidos." As feições mudaram de imediato e, o mesmo menino, respondeu "Então olha, quando for crescido vou ter muitos bebés na minha barriga!" "Não podes M." respondi eu "só as meninas, quando já são umas senhoras é que podem ter bebés na barriga" mas o M. não se deixou convencer "Pois, mas eu vou ter".

Fazemos hoje 36 semanas!
O bebé pesa, aproximadamente, 2,700 kg e o seu tamanho varia, em média, entre os 46 e os 50 cm. O fígado funciona praticamente a 100%, e os rins terminaram o seu processo de desenvolvimento. A barriga está cada vez maior, dado o crescimento constante do bebé. O próprio espaço dentro do útero começa a ficar algo apertado, de forma a que, quando o bebé se mexe e movimenta, por vezes é possível ver saliências na barriga da grávida que corresponderão ao cotovelo, pé, ou até mesmo à cabeça do bebé. O útero está situado imediatamente abaixo das costelas, o que continua a dificultar a respiração.
Para terminar este, já extenso post, no outro dia acordei e o meu maridinho disse algo que me fez soltar logo uma gargalhada "Sabes Marta, o nosso filho já sabe contar até 2!" "Mphh, o quê?" "Ontem à noite enquanto dormias estava a fazer festinhas na barriga, cada vez que eu fazia uma festinha ele respondia com um pontapé, e assim várias vezes, até que me lembrei e fiz duas festinhas e ele responde com dois pontapés! Tentei com três mas aí ele baralhou-se, mas pronto, já sabe contar até dois." Claro que não consegui conter uma grande gargalhada.

domingo, 17 de junho de 2007

Somos recordistas!

Como foi amplamente anunciado, hoje, no parque dos poetas, realizou-se o programa "Barrigas de Amor" que, entre ateliers de esclarecimento e divulgação sobre vários assuntos para grávidas, concorria para o Guiness com a maior concentração de grávidas. Eu, o Paulo e o Pedro decidimos passar uma tarde diferente e ir passear, aprender algo e participar neste evento.
Gostei muito, para além de o Pedro ainda não ter nascido e ser já um recordista ainda ganhámos alguns brindes, ouvimos algumas experiências e, o melhor de tudo, recebi uma massagem que me deixou nas nuvens.

quinta-feira, 14 de junho de 2007

Está de chuva!

Pois é às 35 semanas o dia não correu nada bem. Ontem, feriado aqui em Lisboa, estive com a minha mamã a lavar e a passar as roupinhas do Pedro e adiantamos bastante a mala para a maternidade. Com esta lufa-lufa deitei-me cansada e angustiada com este relato. Dormi muito mal com pesadelos recorrentes sobre a experiência horripilante da mamã Vanessa e acordei a ouvir a chuva a cair. Pensei em sair mais cedo de casa para não apanhar muito transito, mal sabia eu que o pior vinha a caminho. Quase a chegar ao meu trabalho um carro para de repente e eu, que vinha nas calmas, também paro mas como havia um lençol de água, as rodas bloquearam e bati na traseira do outro carro "mea culpa". O embate não foi nada de especial mas, como sou principiante nestas coisas fiquei um pouco nervosa, mais nervosa fiquei quando a senhora do outro carro perguntava constantemente se eu estava bem e se tinha batido com a barriga no volante (coitada a senhora estava a ser simpática mas como não bati com a barriga em nenhum lado e estava a sentir o Pedro com os movimentos normais nem pensei que pudesse ter acontecido alguma coisa). A senhora com os nervos decidiu chamar a polícia, facto que nos fez perder ainda mais tempo dado que íamos fazer declaração amigável e eu dei-me logo como culpada. Assim que os agentes da brigada de transito chegaram mais um interrogatório se estava a sentir contracções e que não seria a primeira que ia directamente de um embate para o hospital ter o filho. Conseguimos concluir a tarefa passado uma hora e cheguei atrasada à escola, felizmente os meus alunos estavam entretidos com uma estagiária.
Resultado:
  • a tua mãe, Pedro, é uma naba a conduzir :P
  • carro na oficina até quarta-feira (estraguei o radiador)
  • mais uma despesa
  • todos nervosos a pensar que algo podia estar mal com o meu filhote
Assim que cheguei a casa tomei um banho de imersão (sei que não é muito aconselhável por causa das infecções mas depois de um dia destes...) e estive a fazer a minha actividade favorita: ver a minha barriga a mexer e a falar com o meu filho sobre este dia.

segunda-feira, 11 de junho de 2007

Consulta das 34 semanas

Hoje lá fomos a mais uma consulta. O Pedro está óptimo no percentil 50+ com 2600 gramas, a médica mostrou no ecógrafo a barriga, o fémur (e que grande fémur já tem o meu filho perna-longa), a cabeça e ainda vimos uma mãozinha fechada.
A mãe também está bem, a Dr.a O., em relação aos pés inchados diz que não é nada preocupante e só é necessário descanso. A próxima consulta é dia 2 de Julho às 37 semanas e nessa consulta, já me advertiu, irá fazer o "toque". Ai, ai...

Adenda: Como sou um pouco pitosga (míope) só recentemente reparei que o bebé da barrinha afinal é uma bebé porque tem um laçarote. Fui logo ver se havia um menino mas naquela posição só menina, portanto coloquei um trombolino (um dos animais preferidos dos papás) a marcar as semanas. Assim que coloquei reparei que estou na última etapa, depois da 35ª semana só mesmo a quadragésima, portanto vou tentar reformular o meu suspiro de a pouco, sobre o toque, com a recente descoberta que já não há mais etapas na barrinha, aiiiiii, aiiiiiii... :-S

domingo, 10 de junho de 2007

99 dias de amor

Fiquei comovida com o que acabei de ver aqui e aqui. Que valor damos aos nossos filhos hoje em dia? Ontem ouvi dizer que muitos pais vêem como um fardo terem filhos e é um alívio "depositá-los" no infantário/escola. Acredito nisso porque trabalhando numa escola já vi os dois extremos. Será que a humanidade está tão fria e egoísta que nem consegue amar o seu próprio sangue? Felizmente também vemos histórias como a do Eliot Mooney que apesar de nos fazerem chorar como umas fontes (acredito que as hormonas influenciem um pouco) nos fazem ver o quão importante é amarmos alguém. As crianças mais do que brinquedos, conforto e até mesmo comida precisam de amor, acredito que o Eliot viveu tanto tempo (a palavra tanto é tão relativa) graças ao amor dos pais.
Aproveitar cada momento e agradecer por tudo aquilo que temos.

quarta-feira, 6 de junho de 2007

Preparativos

Eu e o papá do Pedro andámos a preparar o ninho para o filhote. Pintar paredes, montar armários... aos poucos estamos a ver a casa de um casal a transformar-se na casa de uma família.
A última compra que fizemos foi esta banheira. Um casal amigo que teve o filhote há pouco mais de um mês é que nos alertou para a utilidade desta banheira insuflável. Já temos uma banheira daquelas de plástico que encaixam na banheira e que foi herdada dos meus sobrinhos lindos, mas para os primeiros meses o melhor é uma banheira deste tipo pois em vez de estarmos debruçados na banheira podemos colocá-la em cima de uma mesa ou cómoda, é fácil de transportar de um lado para o outro (esse casal dá o banho no quarto e assim não tem de se preocupar em aquecer mais do que uma divisão) e os bebés não se sentem tão desprotegidos por ser mais pequena.
As minhas "maleitas" andam controladas, dores de costas não tenho tido, somente os pés ficam um pouco inchados ao final do dia.
Não tenho tido muito tempo para visitar os vossos cantinhos, o final de ano lectivo é sempre muito trabalhoso e por isso nestas próximas semanas irei estar mais ausente :(


domingo, 3 de junho de 2007

Open Season

Está oficialmente aberta a época das maleitas do final da gravidez. Começaram timidamente (e espero que assim continuem) as dores nas costas e os pés inchados (por agora é só o pé esquerdo). Não me posso queixar pois tive uma gravidez óptima, nada de enjoos ou outros problemas, por isso se este último mês for menos bom, paciência. Tenho é vontade de ficar em casa, mas como o ano lectivo só termina daqui a 4 semanas tenho de aguentar. Se não houver nenhum problema espero ir trabalhar pelo menos até às 38 semanas.

sexta-feira, 1 de junho de 2007

Dia Mundial da Criança

Hoje é um dia especial, já todos fomos crianças e relembramos no olhar de alegria das crianças de hoje aquilo que já fomos (e ainda somos, por vezes).
Esta manhã, na escola, estive a falar com os meus alunos sobre o porquê deste dia. Alguns alunos fizeram os seguintes comentários depois de saberem que há uns anos atrás as crianças não tinham os direitos de hoje e trabalhavam desde cedo.
"Mas as crianças ganhavam um salário para puderem gastar onde quisessem???"
"Então e os pais deixavam?"
"Se não havia infância, já se era adulto quase ao nascer. Com que idade se tirava a carta de condução?"
"Isto era no tempo do homem primitivo?"
Estive a ler os Direitos das Crianças e, à medida que ia lendo, perguntava se havia dúvidas, um aluno perguntou o que era racismo e eu expliquei que era não gostar de alguém porque pertencia a um determinado grupo e dei um exemplo "Por exemplo B., imagina que eu não gostava das pessoas que usavam óculos, estava a ser racista porque ainda mesmo de a conhecer já a punha de parte por causa de uma característica".
Outro aluno (que tem óculos) retirou de imediato os óculos e perguntou muito espantado "Mas gosta, professora, não gosta..?" Claro que lhe fui dar de imediato uma beijoca e esclarecer que era só um exemplo. :P

quarta-feira, 30 de maio de 2007

Só faltam 50 dias!

Se as previsões estiverem correctas só faltam 50 dias para ver o meu filhote! Eu, o teu papá, toda a família e amigos estamos desejosos de te conhecer, cheirar, abraçar...

Dúvidas...

Será que alguém sabe onde se compram camisas de noite próprias para amamentar e não muito caras? Hoje comprei uma na Desalinho que não foi cara, foi caríssima por isso não tenciono comprar lá mais nenhuma. Mas precisava de mais umas duas...

P.S.: Ainda não fiz a mala para a maternidade :P .

segunda-feira, 28 de maio de 2007

I´m in heaven!

Este domingo senti-me uma verdadeira rainha. Estava eu sentada no sofá a ler com a minha barriga ao léu e a sentir o Pedro a mexer quando o papá do Pedro veio dar uns beijinhos na barriga e aninhou-se no meu colo com a sua cabeça encostada a minha barriga a dormitar. O Pedro já reage muito ao toque e senti que ele se encostou à cabeça do pai (não sei se encostou os pés ou as costas...) e sossegou. Ficaram os meus dois fofurinhos encostadinhos um ao outro no meu colo e eu senti-me mais importante que a rainha Cleópatra ao admirar o seu reino.

sexta-feira, 25 de maio de 2007

32 Semanas

"À 32ª semana o feto pesará, em média, 1,800 kg. Os orgãos continuam o seu normal processo de crescimento, desenvolvimento e maturação.

Progressivamente, o feto vai aumentando de peso, pelo que o seu corpo vai ficando mais “cheínho”. Finalmente, o tamanho dos braços, das pernas e do corpo em geral está proporcional ao tamanho da cabeça.

A partir de agora, é provável que o feto passe a movimentar-se menos no útero, já que o espaço começa a escassear, face ao seu crescimento.

A grávida, durante este último trimestre de gestação, aumentará, em média, 450 g por semana."
P.S.: Esta última frase não me agradou lá muito...

quinta-feira, 24 de maio de 2007

Temos berço!

Finalmente, após um pouco mais de um mês de espera chegou o berço do Pedro. Foi tão bom montá-lo e vê-lo no quarto (sei que há superstições quanto a isso mas eu não sou supersticiosa).

terça-feira, 22 de maio de 2007

Receios...

E a 58 dias da DPP começo a sentir um pouco de receio. Receio de chegar o dia e não estar preparada, receio nasça antes do tempo, receio que nasça depois do tempo, receio do parto não ser como idealizei (sim porque eu idealizei que vou estar à altura e não vai demorar muito), receio que aconteça alguma coisa ao Pedro durante o parto.
Já percebi que idealizar demasiado não dá bom resultado pois nunca corre como esperamos, pode correr melhor ou pior mas dificilmente corre exactamente como queremos. Só me resta esperar, preparar aquilo que está ao meu alcance e colocar nas mãos de Deus o que não está.

domingo, 20 de maio de 2007

Os meus sobrinhos lindos

Ontem tive o privilégio de estar com os meus seis sobrinhos. Achei tão engraçado eles quererem incluir o priminho Pedro nas suas brincadeiras. Têm idades bastante diferentes, a mais velha já tem 13 anos enquanto que os dois mais novos apenas 4. Eles correram, brincaram e de vez em quando lá vinham falar com o Pedro e ver se ele se mexia. A minha sobrinha mais nova a L. pôs-se a desafiar o primo: "Pedro, não durmas vem brincar", destapava a minha barriga e depois olhava para mim e perguntava "O Pedro já nasceu?".
A minha sobrinha M. e o meu sobrinho A. ficaram encantados quando, ao tocarem na barriga, sentiram o Pedro a mexer.
Que sorte o Pedro ter uns primos tão queridos, estou ansiosa para que o Pedro os possa conhecer.

quinta-feira, 17 de maio de 2007

Obrigada!

Obrigada pelo vosso carinho e as melhoras. Já tenho menos tosse e já consigo dormir melhor:P

Resposta ao Desafio dos 7

A mamã Carla e a mamã Bala desafiaram-me. Aqui vai a resposta:

7 coisas que tenho de fazer antes de morrer:

1. Ver o meu 1º filho
2. Criar os meus filhos
3. Ter um 2º filho
4. Viver o suficiente para ver que os meus filhos foram bem educados e estão preparados para ser independentes
5. Construir uma casinha no campo
6. Deixar algo de bom para os meus sucessores
7. Viajar

7 coisas que mais digo:
1. Filhote lindo (a falar com a minha barriga)
2. Pedro (e digo este nome com tanto orgulho)
3. És o meu fofurinho (aglutinação das palavras fofinho e amorzinho)
4. Poças
5. Desliga o computador (para o meu marido)
6. Ora bem...
7. Com certeza!

7 coisas que faço bem:
1. Dar mimos
2. Dar aulas
3. Avaliar o carácter das pessoas
4. Ouvir
5. Escolher prendas
6. Massas (o meu fofurinho delicia-se)
7. Adormecer rapidamente


7 coisas que não faço:
1. Fumar
2. Ver filmes de terror
3. Deitar-me tarde
4. Levantar-me tarde
5. Mexer em insectos (brrrr, que arrepios)
6. Meter o nariz onde não sou chamada
7. Não cumprir as minhas responsabilidades

7 coisas que me encantam:
1. A minha barriga a mexer
2. O meu maridinho a dormir (parece um anjinho...parece)
3. A voz da minha mamã
4. A sabedoria da minha avó
5. Ouvir os pássaros a chilrear pela manhã
6. Ver o nascer e o pôr-do-Sol
7. Dormir

7 coisas que odeio:
1. Intrigas
2. Fumo
3. Injustiças
4. Crueldade
5. Pessoas mimadas
6. Estar sózinha
7. Faltas de respeito

7 pessoas para fazer este jogo:
1. Mami do Martim
2. Rita
3. Mamã Sónia
4. CC
5. Barriguita
6. Mamã Sofia
7. Cátia (mamã do Fábio)
Algumas mamãs devem ter mais que fazer por terem bebés muito pequeninos por isso não se sintam com a obrigação de fazer. Não escolhi alguns blogs por serem privados mas todos os que quiserem...força!

quarta-feira, 16 de maio de 2007

Um dia diferente!

Fui com a minha turma a uma quinta pedagógica. Eles gostaram muito, para além de verem os animais da quinta fizeram experiências com água e assistiram a um atelier de reciclagem. Eu é que fiquei muito cansada, andei de um lado para o outro e pouco me sentei, já não tenho tanta agilidade como há uns tempos atrás. O meu filhote também se divertiu, mesmo cá dentro andava às voltas e fez as delicias dos meus alunos que o sentiam a mexer.

segunda-feira, 14 de maio de 2007

Ai esta tosse!

Chegou a Primavera e com ela a minha amiga alergia... Há anos melhores e outros piores e este é daqueles...horríveis. Estou com uma tosse horrível e sinto que o Pedro não deve estar nada bem aos trambolhões dentro da minha barriga, não sei bem o que fazer.
Espero que estes dias de alergia passem depressa.

sexta-feira, 11 de maio de 2007

30 Semanas

É um peixe balão?... É um balão de ar quente?...Não, é a barriga da Marta às 30 semanas! :-)











P.S. - Apesar de enorme acho a minha barriga cada vez mais linda! É o casulo do meu bem mais precioso.

segunda-feira, 7 de maio de 2007

Dia de Consulta

Hoje fomos espreitar o nosso filhote! Temos muita sorte, pois a nossa médica tem um ecógrafo no consultório e, por isso, cada vez que vamos à consulta damos uma espreitadela ao nosso filhote. O Pedro está óptimo, no percentil 50, já pesa 1300 gramas, tem um fémur compridote para o tempo de gestação - 6 cm (sai à perna longa do papá) e já está virado de cabeça para baixo. É normal se ele se virar novamente, mas por agora está de cabeça para baixo (bem me pareceu um dia da semana passada sentir muita agitação na minha barriga). De resto com a mamã está tudo bem...bem estamos no limite do peso...a médica diz que ainda não é preocupante mas tenho de ter mais cuidado. Próxima consulta às 34 semanas. Entretanto os papás têm de decidir em qual dos hospitais, em que a minha médica faz os partos, irá nascer o Pedro e escolher, definitivamente, o pediatra para poder marcar uma consulta antes do nascimento.

domingo, 6 de maio de 2007

Aniversários e Celebrações

Hoje comemoro o meu primeiro dia da mãe. Logo de manhã o papá do Pedro e o Pedro devem ter andado com segredinhos para saber o que haveriam de fazer à mamã neste dia. Depois de muitos miminhos e voltas e mais voltas na barriga, o Pedro pediu ao papá para me comprar flores campestres amarelas (as minhas preferidas) e levar-nos a lanchar aos pastéis de Belém (pois o Pedro sabe que a mamã adora e ele ainda não tinha provado). Para juntar a este dia tão especial lembrei-me que eu e o meu maridinho comemoramos hoje 4 anos e sete meses de casamento. Quando festejarmos os cinco anos de casamento o nosso Pedro já cá estará fora para aumentar, ainda mais, a nossa alegria.

sábado, 5 de maio de 2007

Feliz Dia da Mãe














Obrigada mamã por todo o amor que nos dás, pelos teus ensinamentos e a tua paciência. O melhor de tudo foi começar a minha vida no teu colinho.

sexta-feira, 4 de maio de 2007

Gominhos de Ternura


Depois de ver, no site desta mamã, as coisinhas lindas que encomendara para a sua princesa, fui ao site desta mamã com mãos de fada e encomendei estes gominhos recheados de ternura para o Pedro. Assim já temos onde levar as primeiras roupinhas e produtos de higiene do Pedro, para a maternidade, com o elefante que a mamã gosta. Também encomendámos uma fraldinha com um cão ao gosto do papá.

P.S. - Estou uma mamã cada vez mais babada.

quinta-feira, 3 de maio de 2007

29 Semanas

A um passo das 30 semanas, já no terceiro trimestre sinto-me feliz, feliz, feliz! Como só detectámos às 6 semanas que estava grávida, há 23 semanas que a minha vida mudou completamente. Já não me lembro como é possível não estar à espera do meu filhote, parece que a minha vida começou a partir daí.
"A vigésima nona semana de gestação

Por volta da 29ª semana de gravidez, o feto pesa quase 1,300 Kg. Mede, aproximadamente 26 cm da cabeça às ancas e quase 43cm contando o comprimento das pernas.

Esta semana marca o início do terceiro trimestre, que dura até ao momento do parto, por volta da 40ª semana.

Por esta altura, as unhas, que já estavam formadas, começam a surgir. O feto continua a reagir à luz: abre os olhos e vira a cabeça quando se apercebe de uma luz clara e brilhante vinda do exterior."


quarta-feira, 2 de maio de 2007

Despertar

Na noite de Sábado para Domingo acordei mais cedo que o habitual. Em vez de saltar da cama deixei-me ficar no quentinho com os meus dois amores, tão sossegadinhos que estavam a dormir. Passado uns minutos presenciei ao despertar do meu filhote, senti um braço ou um pé a esticar e a fazer pressão na minha barriga como se estivesse a espreguiçar e depois deu umas voltinhas no seu T0 para se ajeitar. Esta noite foi ele que acordou sobressaltado. De madrugada vieram recolher o lixo e fizeram mais barulho que o habitual, eu despertei e logo a seguir senti-o muito agitado, disse ao papá do Pedro que, ainda meio a dormir, fez umas festinhas na barriga e o Pedro acalmou logo. Queria era miminhos do papá!

segunda-feira, 30 de abril de 2007

Paintball

Este Domingo fomos jogar paintball, ou melhor fomos como família porque eu e o Pedro só fomos ver. Quem realmente foi e se divertiu bastante foi o papá do Pedro e um grupo de amigos. Eu e o Pedro ficámos na "trincheira" e a verificar se o papá fazia uma boa prestação e se não voltava com muitas mazelas.
O local é giríssimo, o Pedro gostou muito de andar ao ar livre e de ouvir tantas pessoas à sua volta. Será uma experiência a repetir, de preferência quando a mamã também puder entrar no jogo.

sexta-feira, 27 de abril de 2007

Já estou a ficar azul!

Hoje, enquanto os meus alunos pintavam a caixinha para entregarem à respectiva mãe no dia 6 de Maio, a minha aluna M.I. veio ter comigo e perguntou-me qual era a minha cor preferida. "Azul" respondi. Ela disse "A minha cor preferida é o cor-de-laranja mas a da minha mãe é azul". Eu a brincar disse com um ar muito sabido "Claro, porque é mãe. Tem de gostar mais do azul". A M.I. não percebeu que estava a brincar e olhou para mim, muito séria e depois concluiu "É porque as mães quando estão zangadas dizem - Já estou a ficar azul?"