Lilypie 1st Birthday Ticker

sexta-feira, 20 de julho de 2007

Parto

Aqui vai o relato do parto. No dia 14 acordei de manhã e senti-me um pouco molhada. Pensei logo que a bolsa estava rota, mas como era tão pouca quantidade achei que pudesse ser suor. Levantei-me, fui beber água e telefonei à minha mamã, que estava em alerta laranja há já uma semana, a avisá-la que ainda não tinha sido esta noite (e ela que estava tão confiante, e com razão, que seria na mudança da Lua).
Voltei para a cama, para mimar o meu maridinho, e novamente a sensação de molhada fez-se sentir, aí fez-se luz (ou melhor água) e percebi que a bolsa devia estar rota na parte superior. O Paulo disse logo que devia ter sido o nosso Pedrocas a rompê-la com as unhas dos pés LOL.
Outro telefonema para as respectivas mamãs, que entraram em alerta vermelho. Contrações - zero, medo: um pouco. Tomámos banho, o Paulo fez-me um bom pequeno-almoço a adivinhar que daí para a frente seria só soro. Ainda fomos a casa da minha sogra deixar umas coisas e de seguida buscar a minha mamã que fazia questão de estarar por perto.
Chegámos ao Hospital às 13 horas e nas urgências confirmaram que a bolsa estava rota e que teria de ficar internada. Segui para o bloco de partos sozinha e ligaram-me ao CTG que continuava a acusar zero contracções.
Avisaram-me que quando a bolsa se rompe, mas não se entra em trabalho de parto, só passadas 24 horas se provoca o parto, até lá tinha de estar naquela posição desconfortável...
Comecei a imaginar que só provocariam o parto no dia 15 de manhã e sendo este o meu primeiro filho só no dia 15 à tarde, ou à noite, é que poderia vê-lo.
O Paulo subiu por volta das 16h e por volta das 23h comecei a sentir algumas contracções, mas como o CTG não acusava nada até pensei que pudesse ser da posição ou cólicas. O Paulo começou a contar o intervalo e no início eram muito irregulares, depois começaram de 10 em 10 minutos e às 4 da manhã de cinco em cinco minutos, nessa altura, apesar do CTG não acusar grandes variações decidimos chamar uma enfermeira e elas, muito queridas, disseram que acreditavam mais em mim do que numa máquina e fizeram-me o toque pela primeira vez desde que chegara (não tinham feito antes para não haver risco de infecção), resultado - 5 dedos de dilatação, colo do útero muito fininho (que quer dizer que o colo estava pronto para a expulsão) e uma bossa (isto é o meu Pedro já andava às cabeçadas no canal vaginal para sair). Disse logo que com 5 dedos já tinha direito a epidural e queria, ficaram todos um pouco admirados, eu inclusive, porque não estava a ter imensas dores mas como não sabia o que vinha a seguir decidi não arriscar e ainda bem que o fiz porque nas últimas três contracções antes da epidural já não conseguia respirar como deve ser e só apertava as mãos do Paulo. Depois da epidural fiquei no céu e ainda descansei um pouco. Não tinha dores mas já sentia uma grande vontade de passar à fase da expulsão, é muito rápido pensava eu, e não dizia nada (tonta) as duas enfermeiras que estavam de serviço à noite é que tiveram um sexto sentido e foram ver como é que eu estava - 9 dedos de dilatação. Mandaram-me logo para a sala de partos. Eram 6:30 da manhã quando entrámos na sala de partos. A enfermeira explicou-me o que eu deveria sentir e como fazer quando sentisse uma contracção. Eu bem me esforçava mas nem sempre fazia força no sítio certo, a cabeça do Pedro estava mal posicionada e quando a rodavam ele voltava a virar-se por isso o médico decidiu usar ventosa, sinceramente não me lembro desta parte, só sei que o Paulo não parava de me dar beijinhos na testa e eu arranjei forças não sei onde. Nesse momento sinto o Pedro a sair e colocam-mo em cima da barriga com aqueles pés lindos virados para mim. Ouço o Paulo, ouço o choro do Pedro e o Paulo a soluçar. Faço-lhe muitas festas nos pés e assim que cortam o cordão umbilical viram-no para mim - "está aqui a mamã" "está aqui o papá" dizemos nós e ele pára imediatamente de chorar e fica a olhar para nós - que sensação única e maravilhosa. Ouvimos os primeiros pássaros a cantar lá fora e os primeiros raios de Sol - o dia mais feliz das nossas vidas não poderia ter começado de melhor maneira! Eram 7h e 18'.
Enquanto o papá Paulo foi mostrar as fotografias à avó Graça e à tia Diva que, diligentemente, esperavam cá em baixo por notícias, eu comecei a dar de mamar ao meu filho, pela primeira vez! - que sensação boa.


16 comentários:

Anónimo disse...

Até estou arrepiada com o teu relato... Parabéns, querida! Parabéns aos 3!

Beijinhos

Pipas
[www.minhoquices-minhas.blogspot.com]

Rita Correia ilustradora disse...

Ai que maravilha!!!
Olhe Senhor Deus é um parto deste S.f.f. aqui prá mesa 3 ;)

Muitos Parabéns :))))) bjitos

Anónimo disse...

Adorei o teu relato. Simplesmente fantástico! Parabéns aos papás babados!

Beijinhos

Anónimo disse...

Estou com lágrimas nos olhos. Assim é que deveriam ser todos os partos. Lindo!

Nem sabes como fico feliz por ti.

Muitos beijinhos e toda a felicidade do mundo para a nova família.

Anónimo disse...

Que parto maravilhoso... Ainda bem que pouco sentis-te!! Que o Pedrinho tb n sofreu muito, e que agora estão todos em casa felizes e completos, ele é sossegadinho?? deixa a mamã dormir ou é um comilão que te acorda de hora a hora??? Seja lá como for que tudo te corra muito bem...
beijinhos para os 3!!

Docinho disse...

Até me vieram as lágrimas aos olhos... quando o ouviste o papá soluçar... para eles é também um momento de muita tensão...
Sei o que vi no olhar do papá Zeca... foi felicidade e medo quando disseram... vamos fazer cesariana... a bebé está em sofrimento... não vale a pena arriscar!

Beijos comovidos

rute29 disse...

Que bom que tudo correu bem e não doeu (claro que doeu) e foste mt bem assistida!!!
beijinhos grandes!!!

Carla disse...

Parabéns!! Que maravilha! Adorei ler o teu relato. Transmite uma tanta calma. Beijinhos!

*CC* # *Ruca* disse...

Foi lindo, nem consigo escrever...

Parabéns minha querida, espero q esteja tudo bem e q o Pedrocas tenha muita saúde e seja muito feliz.

beijoquitas
CC

Sofia e Beatriz disse...

:)))
E agora estão os 3 juntinhos:)))
Beijinhos Nossos

Bala disse...

Que bonito relato.
Tudo muito calmo, muito tranquilo.
De certeza que é assim que o teu Pedrinho vai ser. Calmo!

..Emocionei-me....E relembrou-me o meu!

Bjinhos

mimika disse...

Que lindo! Esse momento do vosso encontro foi mto bonito!

Parabéns!

Beijinhos

Eduarda disse...

Que descrição linda!!

Fico tão feliz por ti...vais ter sempre essa boa recordação de um parto feliz e sereno!!

Muitos beijos amiga e muitos parabéns(outra vez)!!

Pipoquita disse...

Uau!
Que sensação magnífica a de se ver um filho nascer, não é?!
Fiquei cheia de saudades do dia em que vi a minha Bia pela 1ªvez, nem parece que já passaram quase 6 meses!
Adorei o teu relato! Quando acabei de ler vi que tinha um sorriso nos lábios e o coração cheio...

Parabéns aos papás babados!
Beijocas nossas

Anónimo disse...

Que parto lindo!
Fiquei emocionada! Assim deviam ser todos os partos! ;-)
Beijokinhas e felicidades

Anónimo disse...

Nossa, me emocionei ao ler o seu relato! Muito lindo!!!
Estou de 38 semanas e logo, logo estarei com o meu bebê nos meus braços também!

Abraços,

Ana Paula